sábado, 29 de agosto de 2015

MPF denuncia vereador por crime ambiental

A compra de 11,6m³ de areia teria custado R$ 150 e foi feita junto à empresa Cerâmica Santos Cardoso, que tem como sócio Edvaldo dos Santos.

Foto: WebDemocracia
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) denunciou o vereador de Tomar do Geru Edvaldo Cardozo Soares e mais dois homens por extração de areia no município. Eles não tinham autorização dos órgãos competentes para realizar a atividade, todavia foram flagrados transportando o material que tinham acabado de explorar, dizia o MPF em nota enviada à imprensa.

Segundo a denúncia, em 13 de fevereiro de 2014 Edvaldo Cardozo Soares e José Mercês dos Santos foram flagrados por agentes do Pelotão Ambiental da Polícia Militar do Estado enquanto transportavam areia em um caminhão. O minério havia sido extraído da propriedade de Edvaldo Cardoso dos Santos, no Povoado Cardoso, em Tomar do Geru.

Um dos funcionários de Edvaldo dos Santos, após o aval do patrão, operou a enchedeira paraextração da areia e em seguida despejou no caminhão de propriedade de Edvaldo Soares. Junto a eles também estava José Mercês, que atuou como motorista no transporte da carga ilegal.

Segundo as investigações, Edvaldo Soares e Edvaldo dos Santos haviam negociado a comercialização do minério sem qualquer tipo de autorização dos órgãos competentes. A compra de 11,6m³ de areia teria custado R$ 150 e foi feita junto à empresa Cerâmica Santos Cardoso, que tem como sócio Edvaldo dos Santos.

Porém, o minério sequer poderia ter sido extraído, pois a empresa conta apenas com autorização para exploração de argila, sendo necessário, como bem da União, a autorização pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), vinculado ao Ministério das Minas e Energia, e licença ambiental expedida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Os réus vão responder perante a 7ª Vara Federal pelos crimes de extração ilegal de recurso material e apropriação de bem da União. As penas podem chegar a seis anos de prisão.

Fonte: http://jornaldacidade.net/politica-leitura/91531/mpf-denuncia-vereador-por-crime-ambiental.html#.VeXGhX1QGUp

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Convite da festa da Padroeira do nosso pároco, Pe. Paulo André. 󾍘󾍛#30deAgosto #Fé #SenhoraDoSocorro #Amor #Tradição ❤󾍛

Posted by Paróquia Nossa Srª do Socorro on Quarta, 26 de agosto de 2015

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

IML registra cinco homicídios nas últimas 24 horas

Maioria dos crimes foi praticada na noite do domingo
IML: cinco homicídios no domingo (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Foi um domingo violento. De acordo com os dados do Instituto Médico Legal (IML), foram registrados cinco homicídios, sendo a maioria dos crimes praticada à noite, entre os quais o atentado contra a uma família que culminou com a morte do pai, Jadson da Cruz Lima, 33, e do filho dele, uma criança de apenas quatro anos de idade, ocorrido no município de Nossa Senhora do Socorro.
O primeiro homicídio ocorreu em São Cristovão, tendo como vítima o adolescente João Pedro Rodrigues de Jesus, 17. Ele foi assassinado a tiros na travessa da linha do trem, entre os bairros Apicum e Alto da Divineia. O jovem Rogério Rodrigues Freitas, 28, foi assassinado na Cidade Nova, e José Antonio dos Santos, 27, no Bairro Industrial.
Há também duas mortes por queimadura: Rubens Bispo, 60, que chegou ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) no dia 18 deste mês com queimadura de segundo grau, e Vitória de Jesus Matos, também com queimadura de segundo grau, que estava internada na Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) desde o dia 9.
O IML também removeu o corpo de Jailton Barros, 31, vítima de acidente de trânsito. De acordo com informações da polícia, a vítima transitava de bicicleta e foi atropelado por um automóvel, no município de Tomar do Geru.
Fonte: http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=176594

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

IML: quatro assassinatos em menos de 24 horas

Entre as vítimas, está um adulto morto por afogamento no povoado Terra Vermelha, em Tomar do Geru
IML: quatro homicídios no domingo (Foto: Arquivo Portal Infonet)
O Instituto Médico Legal (IML) registrou quatro homicídios em menos de 24 horas em Sergipe. Os corpos chegaram ao IML entre às 19h e às 23h do domingo, 9. Entre os crimes, destaca-se o assassinato do adolescente Michael Augusto Machado dos Santos, 16, crime ocorrido à noite no povoado Aguilhadas, no município de Pirambu.
De acordo com o capitão Wembley Tobias, subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, os motivos do crime ainda não foram esclarecidos. Mas há informações, conforme o capitão, que o adolescente teria envolvimento com roubos e furtos ocorridos na região. Na noite do domingo, 9, ele estava próximo à igreja católica do povoado quando foi surpreendido pelos tiros disparados por dois homens que se aproximaram em uma motocicleta. A polícia ainda não possui pistas de suspeitos.

Também foram mortos a tiros Weslei Ferreira Santos, 28, crime ocorrido em Rosário do Catete; José Diogo Medeiros de Godoy, 23, no bairro Santa Maria, em Aracaju, e Jideon Ramos dos Santos Júnior, 23, no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. José Diego e Jidedon foram socorridos com vida, mas faleceram no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

O IML também registrou duas mortes em acidentes de trânsito: Hélio Soares, 56, se envolveu em uma colisão entre veículos no povoado Pau Ferro, em Maruim; e Tony Santos de Jeus, 20, também em colisão no município de Pedrinhas. O IML também resgatou o corpo de José Raimundo do Nascimento, 52, vítima de afogamento no povoado Terra Vermelha, em Tomar do Geru, e de um homem não identificado, cuja morte ainda não foi esclarecida. O corpo foi encontrado no Porto do Japãozinho, no bairro Lamarão, em Aracaju, e a equipe do IML ainda não liberou o resultado dos exames.

O IML também identificou as duas vítimas de homicídios ocorridos no sábado, 8, no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro. As vítimas foram José Vanilson Santos, 29, e Adriano Santos Santana, 22. Os corpos foram localizados após o homicídio do cabo Jeová Santos, da Polícia Militar, assassinado na noite do sábado, 8, na própria residência enquanto dormia. A polícia suspeita que o crime contra o policial tenha sido cometido pelo próprio enteado numa articulação da esposa, identificada como Andrea Santos Coelho, que está presa.
Fonte: Infonet

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DEPUTADO VAI A DELEGACIA E É RECEBIDO POR PRESO: “O DOUTOR FOI COMPRAR REMÉDIO”

Por: Autimira Menezes
O deputado Gilson Andrade (PTC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (04), para falar sobre o descaso que está a Segurança Pública em Sergipe, após realizar visita em meados de julho, quando ainda estava de recesso parlamentar. Ele e sua equipe de assessoria estiveram nas delegacias da região sul do Estado localizadas nos municípios de Arauá, Tomar do Geru, Itabaianinha, Cristinápolis, Umbaúba, Pedrinhas, Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy.
“Fiz questão de que as visitas fossem num final de semana porque é quando a situação é mais crítica e mais acontecem as tentativas de homicídios, brigas e confusões. Chegando à delegacia de Arauá os policiais nos informaram uma série de problemas, destacando a precariedade na estrutura física, carência de efetivo, a falta de progressão de carreira e de reajuste salarial da classe. Em seguida, fomos à delegacia de Tomar do Geru, onde me deparei com uma situação de total descaso. Não tinham policiais quando chegamos, a única coisa que constatamos foi o almoço pronto pela cozinheira que é funcionária da prefeitura cedida para este fim. Após alguns minutos, chegaram dois policiais em uma viatura Amarok com carroceria descoberta que é inadequada para este fim”, retratou.
O parlamentar também destacou que o próprio Governo do Estado prega a unidade das polícias, mas, na prática, essa situação não existe, pois há medição de forças como pôde constatar ao chegar à delegacia do município de Umbaúba que estava vazia, embora com as lâmpadas acesas e a televisão ligada. “Essa foi a maior surpresa que tive em toda minha vida. Chegando nessa delegacia ao bater no cadeado e com palmas, uma voz surgiu do interior da unidade. Disseram que o doutor saiu para comprar remédio. Tive a constatação de que fui atendido pelo detento”, enfatizou informando que em seguida se dirigiu para o Batalhão da Polícia Militar deste município, que também estava fechado e foi informado por populares que lá trabalham em separado a polícia civil e a militar.
Em Cristinápolis esteve no Centro Integrado de Segurança Pública, onde percebeu a melhor estrutura dentre as demais da região Sul do Estado. Inaugurada em abril de 2014, conta com ótimas instalações, dois policiais e uma viatura Palio Weekend, no entanto, o policial de plantão disse que o delegado comparece duas vezes por semana com o escrivão que o acompanha, pois ele responde também pela delegacia de Tomar do Geru. No município de Pedrinhas outra situação que lhe chamou a atenção foi que lá, uma parte da refeição é fornecida pela prefeitura e a outra por um ex-prefeito. Já o Centro Integrado de Segurança Pública de Santa Luzia do Itanhy, que foi reformado em abril de 2015, não faz boletim de ocorrências, tendo que ser feito em Indiaroba, pois não tem escrivão e o delegado atende em Santa Luzia e Indiaroba. “Em Indiaroba os policias disseram que o delegado só comparece durante a semana, portanto, aos finais de semana os boletins de ocorrência não são realizados e os flagrantes são encaminhados para Estância”, informou concluindo o seu discurso, com a exibição de um vídeo ilustrando toda a situação no quesito segurança pública nas delegacias da região sul que visitou.
Apates
O deputado Capitão Samuel (PSL) parabenizou o deputado Gilson Andrade (PTC) e disse que o quesito segurança em Sergipe só quem não debate ou diz que está boa é quem não vive no Estado. Da mesma forma, a deputada Maria Mendonça (PP) foi solidária ao pronunciamento salientando a necessidade de que o Governo do Estado tome providências para que seja coibido o alto índice de criminalidade. “O cidadão está refém com a sua família. É preciso que o governo apresente uma maneira de que possa mostrar a esses marginais que tem comando, afinal de contas, temos grandes policiais e delegados extremamente preparados”, salientou.
 “Me somo ao pronunciamento de Vossa Excelência e o parabenizo pela preocupação em mostrar a situação da segurança pública no Estado de Sergipe ao percorrer as delegacias dos municípios da região sul. Infelizmente o Governo acha que a oposição só quer o mal, mas só queremos o bem e pensamos no melhor para Sergipe”, destacou o correligionário deputado Georgeo Passos.
Aleitamento Materno
No pequeno expediente o deputado Gilson Andrade (PTC) utilizou a tribuna para falar sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno. “Em nosso Estado diversas entidades têm levantado essa bandeira, sobre a importância da amamentação, inclusive, antes do recesso parlamentar esta Casa aprovou o Projeto de Lei nº 31/2015, de minha autoria, determinando que as mães possam amamentar seus filhos em qualquer espaço público ou privado. Hoje há uma tendência de que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de vida, mas, de acordo com estudos que apontam os benefícios do aleitamento materno, que a amamentação possa ser estendida até os dois anos de vida”, salientou.
Fonte: FaxAju