quarta-feira, 23 de abril de 2014

Menina de quatro anos morre com suspeita de dengue em SE

Ela foi atendida no hospital de Itabaianinha e morreu em Geru
A menina morreu durante trajeto de Itabaianinha para Tomar do Geru (Foto:Arquivo Portal Infonet)
Foi sepultada na manhã desta quarta-feira, 23, a garotinha Talita Tawane dos Santos, 4. A menina morava em Itabaianinha e morreu na terça-feira, 22, com sintomas de dengue, o que não foi confirmado pelo fato de a vítima não ter sido submetida a exames. Este ano já foram registrados 500 casos da doença causada pelo mosquito Aedes Aegipty em Sergipe.
No Hospital de Itabaianinha, a informação é de que no último dia 10 de abril, a menina deu entrada no hospital com falta de apetite. Foi medicada e recebeu alta, tendo retornado no dia 20, apresentando vômito e febre alta.
“Dessa vez, o médico passou um hemograma para saber a causa, mas aqui no Hospital Regional de Itabaianinha não faz exames. Como os laboratórios estavam fechados por conta do feriadão da Semana Santa, não foram feitos. Mas ela foi colocada no soro e melhorou, voltando para casa. A informação que temos é que a criança piorou e o pai levou para um rezador e de lá foram para o Hospital de Geru, já tendo chegado em óbito. Ela não morreu aqui”, conta uma funcionária do Hospital de Itabaianinha pedindo para não ser identificada.
O pai de Talita Tawane, o agricultor Cláudio Santos Cruz, conversou com o Portal Infonet por telefone. “Ela era minha filha única, tão sabida, estava tão gordinha. De repente apareceu essa doença, a menina ficou sem querer comer, com muita febre, vomitando. Só queria ficar dormindo. No hospital de Itabaianinha só passaram exame na segunda-feira, mas os laboratórios não abriram por causa do feriado. Nem deu tempo fazer. Ela tomou soro e foi pra casa, mas ontem piorou. Como estava atravessando os olhinhos do mesmo jeito quando tinha nove meses e sarou com reza, levamos para um rezador na divida de Itabaianinha com Tomar do Geru, mas ela piorou no caminho e morreu”, relata o agricultor.
SES
Sidney Sá: "Não fomos informados oficialmente pelo município" (Foto: Arquivo Portal Infonet)
A coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá informou que não foi informada oficialmente da morte da menina. Mas, que diante da notícia por meio da imprensa, entrou em contato com o Hospital de Itabaianinha e orientou algumas ações que devem ser desenvolvidas.
“Não fomos informados oficialmente pelo município. Por telefone, falei com o Hospital de Itabaianinha e me contaram que não foi feito exame de sangue na criança. Com isso, orientei que façam algumas ações, como investigar melhor o caso para verificar se a morte foi causada realmente pela dengue. Para isso, terão que fazer um trabalho nas áreas de moradia da menina e fazer uma busca ativa de novos casos. Pegar as pessoas com febre, dores no corpo, dores de cabeça e vômito e encaminhar para fazer exames de sangue”, ressalta.
Indagada se os hospitais do interior não possuem laboratório, Sidney Sá foi enfática: “Todos os hospitais regionais estão aptos a realizar a coleta de sangue. Não sei porque não foi feito o exame no hospital de Itabaianinha”.
Por Aldaci de Souza
Fonte: Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário