quinta-feira, 24 de abril de 2014

Governo articula estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil

Fortalecer a articulação entre o Governo do Estado e os municípios no combate ao trabalho infantil foi o principal objetivo da reunião realizada nesta quarta-feira, 23, entre os representantes da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e os gestores de 15 cidades sergipanas. As equipes se reuniram para discutir acerca da Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 8, que dispõe sobre ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.
Na ocasião, que reuniu profissionais dos municípios de Areia Branca, Boquim, Canindé do São Francisco, Carira, Indiaroba, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Moita Bonita, Monte Alegre, Pacatuba, Ribeirópolis, Salgado, São Cristóvão, Tomar do Geru e Umbaúba, foram apresentadas e debatidas ações intersetoriais relacionadas às estratégicas do Peti. De acordo com o resultado do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os municípios selecionados apresentaram um índice considerável de trabalho infantil e foram incluídos na lista de prioridades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Com o intuito de pensar quais as melhores formar de erradicar o trabalho infantil e de como estabelecer algumas iniciativas intermunicipais, o encontro visou realizar o assessoramento em ações estratégicas nesse contexto, inserindo temáticas como educação, saúde, e inclusão e proteção social, por meio da mobilização da comunidade local e da identificação de meninos e meninas em situação de risco para que sejam incluídos na rede de proteção social existente nos municípios.    
Nesse sentido, a Seides convidou os gestores municipais, como secretários e coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para que pudessem apresentar os principais desafios da realidade local. “A nossa idéia também é alertá-los para a necessidade de realizar um planejamento de ações a campanha do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, para que os técnicos municipais se articulem para a realização de eventos e intensifiquem o desenvolvimento de ações nas cidades para as quais atuam”, ressaltou Rita de Cássia Ferreira, coordenadora estadual do Peti na Seides.      
A Prefeitura de Umbaúba foi referenciada como um exemplo de município que tem se destacado graças ao desenvolvimento de ações efetivas de prevenção, como campanhas, visitas e reuniões com as instituições que compõe a rede de garantia a proteção e de assistência a crianças e aos adolescentes. “Todo mês, a nossa equipe vai a locais como feiras, supermercados e escolas para realizar abordagens sociais com o intuito de conscientizar os meninos e meninas sobre a importância de estudar e de freqüentar a escola”, explicou Ângela Hora, assistente social e coordenadora do CREAS de Umbaúba.
De acordo com Juliana Freitas, coordenadora do CREAS de São Cristóvão, é necessária a execução de um trabalho mais intenso e direcionado também para as famílias desses meninos e meninas para que elas busquem alternativas de geração de renda que não seja a exploração precoce  da mão-de-obra de seus filhos. “Estamos realizando iniciativas em diversos locais, principalmente onde há grande concentração de público. O nosso intuito com essas atividades é que essas crianças sejam identificadas e, em seguida, inseridas em programas sociais de convivência, retirando-as desses ambientes, que põem em risco a integridade física e psicológica delas”, concluiu.
Ascom ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário