segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mais um homicídio em Tomar do Geru

Na noite de ontem, 25 de setembro, a população de Tomar do Geru ficou assustada com mais um homicídio. Enquanto festejava-se a tradicional Festa do Carro de Bois assassinos aproveitaram para cometer o crime. O fato ocorreu por volta das 23:50 hs, na Rua 8 de Setembro. José Marciel da Silva popular "Juquinha" foi assassinado na porta de casa por motivo(s) ainda não sabido.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entidades acompanham a reestruturação de Cooperativa de Pedreiras em Tomar do Geru

Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=124247
 
No intuito de reestruturar a Cooperativa de Pedreiras, localizada no sul sergipano, diversas pessoas entre representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, entidades sindicais e trabalhadores de pedreiras, estiveram reunidos nestaquarta feira, dia 21 de agosto, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais na cidade de Tomar do Geru para discussão do papel do Associativismo e Cooperativismo e como isso pode ser aplicado na realidade socio econômica do município.

Atualmente, a  extração  e manufaturamento primário daspedras envolve cerca de 80% dos moradores de Tomar do Geru.  Há doze anos atrás,foi verificado que  junto  ao desenvolvimento desta atividade, existia umaprofunda desregulamentação das condições de trabalho , resultando em umaquantidade significativa de mutilados e do  exercício de trabalho infantil deforma indiscriminada.

Diante deste cenário, o Sindicato dos Mineirosdo Estado de Sergipe, SINDIMINAS provocou os órgãos públicos, como o MinistérioPúblico do Trabalho, a Delegacia do Trabalho, entre  outros,  para que juntosapontassem uma solução  para este problema que provocava sofrimento em toda apopulação de Tomar do Geru.

Após algumas reuniões com a comunidadefoi  apresentada a necessidade da criação de uma Cooperativa , no intuito deorganizar o trabalho de forma coletiva.  A cooperativa foi criada, contudo, apesar da resolução de alguns problemas, principalmente a erradicação dotrabalho infantil, outras questões ainda continuam pendentes.

Paratentar superar esses problemas,  depois de algumas reuniões  envolvendoSINDIMINAS, SEBRAE, Ministério Público do Trabalho, o Poder Público de Tomar doGeru, entre outros,   decidiram por construir um  espaço para reestruturar aCooperativa de pedreiras, a partir de uma palestra sobre os pilares principaisda política de Associativismo e Cooperativismo, tendo essa ação como o primeiropasso para acompanhamento de uma reestruturação para a Cooperativa.

“A cooperativa que foi criada há dez anos atrás, mas aos poucos perdeu a suafunção. Estamos aqui para tentar retomar a verdadeira função para a  Cooperativade pedreiras  para que  a comunidade  se sinta dona daquilo que ela produz e quenão seja prejudicada com a centralização da produção por alguns grupos ou atémesmo pelo seu fechamento, diante de uma possível  fiscalização pelos órgãospúblicos” afirma Gilson  Silva, presidente do Sindicato dos Mineiros do Estadode Sergipe, SINDIMINAS.

Para o representante do poder públicomunicipal de Tomar do Geru, Wilson Evangelista  o mais importante desse espaço éa quebra de  paradigmas sobre a  centralização nas tomadas de decisão.

“Os trabalhadores de pedreiras ainda não  partilham os lucros do queproduzem,  isso é um grande problema social para a nossa cidade, tendo em vistaque a extração de pedras é uma das principais fontes de renda dos moradores domunicípio” afirma Evangelista.

Problemas

O cenário queenvolve a extração de pedra é temeroso em Tomar do Geru. Os trabalhadores depedreira ainda sofrem com a falta dos direitos trabalhistas, desde as condiçõesde trabalho a remuneração. A confusão entre o que significa uma relação detrabalho e um processo de cooperativismo vem trazendo grandes prejuízos para ocotidiano dos trabalhadores das pedreiras.

Para Prata Junior, auditore representante do Ministério do Trabalho, a situação é muito grave e os órgãos precisam fiscalizar essa situação .

“A situação do trabalho daspedreiras é muito grave, sabemos como as condições de trabalho estão se dando.Não podemos permitir isso. Estamos aqui tentando evitar o fechamento dessaspedreiras. Se vocês escolherem o Cooperativismo como método de administração,essa gestão e seus lucros precisam ser partilhados por todos, dos trabalhadoresaos donos de pedreira. Se a opção for de relação de trabalho, ou seja, quetenham donos e empregados, a legislação precisa ser respeitada. Fora dessas duassituações, o fechamento das pedreiras é inevitável. Vamos continuar orientando,mas a decisão é daqueles que desenvolvem a atividade da extração de pedras aquiem Tomar do Geru”,  diz Prata.

Propostas
Com o objetivode viabilizar o projeto de extração de pedras e até de expandi-lo, criandovertentes de beneficiamento da extração, a escolha pela Cooperativa e pela suareestruturação se coloca como premissa para a efetivação deste projeto.

“A primeira coisa que precisamos fazer é reestruturar a cooperativa paraque todos possam ser cooperados. As informações precisam ser partilhadas, oscooperados precisam saber a situação financeira da cooperativa, precisam definiros investimentos que precisam ser feitos, ou seja, trilhar por uma gestãodemocrática feita por todos aqueles que fazem parte da Cooperativa. Depois,precisamos expandir o projeto, desenvolver um projeto para captação de recursosno sentido de construir equipamentos públicos para que o aproveitamento daextração da pedra seja feita de forma completa, gerando mais lucro para acooperativa ”, defende Severino Bispo, presidente da Federação dos Mineiros doBrasil.

Reunião
No próximo dia 4 de outubro, haverá umanova reunião, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tomar do Geru,para tirar dúvidas a respeito da previdência e das relações de trabalho, dandocontinuidade ao processo de rearticulação da Cooperativa de Pedreiras.
Assessoria de Comunicação
Central Única dos Trabalhadores de Sergipe

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SRTE/SE se reúne com pedreiras em Tomar do Geru

Fonte da foto: Ilanno Viana
 Fonte da matéria: Infonet Online
Esta reunião foi marcada após diagnóstico de que os problemas lá encontrados não seriam resolvidos apenas com as ações do Ministério do Trabalho
19/09/2011 - 09:39
Com o intuito de debater e solucionar problemas relacionados as pedreiras em Tomar do Geru, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE/SE) fará nova reunião na próxima quarta-feira, 21. A orientação e determinação sobre cumprimento da legislação, sobre cooperativismo e normas de segurança  serão as pautas deste encontro.

Esta reunião foi marcada após diagnóstico realizado nas pedreiras a SRTE/SE, que verificou que os problemas lá encontrados não seriam resolvidos apenas com as ações do Ministério do Trabalho, havendo a necessidade de ampliar as parcerias e a realização de um trabalho articulado com outras instituições. Com isso, a SRTE/SE vem se reunindo com diversas instituições: MPF, MPT, MPE, Secretarias Estaduais do Trabalho, do Meio Ambiente e Inclusão Social, Sedetec, Adema, DNPM, Sindiminas, Exército, Polícia Rodoviária Federal, prefeitura de Tomar do Geru e com os trabalhadores e proprietários das pedreiras no próprio município, com o fito de solucionar problemas relacionados ao trabalho nas pedreiras.


A SRTE/SE entendeu haver necessidade de discutir ações conjuntas nas quais o limite de competência de cada órgão fosse dirigido aos supracitados obreiros.


No âmbito da SRTE/SE/MTE, na seara trabalhista, em especial, há a preocupação na  formalização das relações de trabalho, que podem passar pela relação de emprego (CLT) ou pelo cooperativismo. Constatou-se a necessidade da efetiva implementação do cooperativismo. A regularização da cooperativa e não um mero formalismo é o primeiro passo para que os trabalhadores tenham asseguradas as condições de Segurança e Saúde no Trabalho, com a implementação do PGR (programa de gerenciamento de riscos) e para que as condições laborais se coadunam com as determinações impostas pela legislação trabalhista.
A Norma Regulamentadora NR-22 so
bre Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.

Com informaçõea da Ascom SRTE

sábado, 17 de setembro de 2011

O concerto faz parte do projeto ‘Orquestra na Estrada’ e aconteceu na pequena Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Cada vez mais cidades sergipanas estão tendo a satisfação de conhecer e apreciar o trabalho da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), instituição gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na noite de sexta-feira, 9, foi a vez do município de Tomar do Geru, localizado a 131 quilômetros da capital, receber o grupo.

O concerto faz parte do projeto ‘Orquestra na Estrada’ e aconteceu na pequena Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, um prédio tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, construído em 1688. Com uma apresentação marcada por peças do período clássico e barroco, o concerto lotou o pequeno templo e emocionou a população da cidade.

O regente titular e diretor artístico da Orsse, maestro Guilherme Mannis, explica que a série Orquestra na Estrada é uma iniciativa que visa popularizar a música clássica pelos municípios do Estado, aumentando assim os adeptos a esta vertente cultural. “É sempre importante trazer a orquestra para músicos que ela nunca atuou e hoje aqui em Tomar do Geru esta apresentação tem um significado ainda maior, pois ocorre em um sítio histórico que é esta bela igreja”, completou.

Quem comandou o concerto da noite, assim como as edições anteriores da série, foi o maestro assistente Daniel Nery. Para ele os concertos no interior desvinculam a orquestra da visão do teatro. “Além disso, participamos de importantes festividades dos municípios como no caso de Tomar do Geru, que estamos saudando o aniversário da paróquia e também da padroeira da cidade. Por tudo isso, percebemos que a Orquestra de Sergipe é uma orquestra do povo e para o povo”, disse.

Boa aceitação



Mais uma vez o público do interior sergipano mostrou que tem orgulho e que faz questão de prestigiar o trabalho da ORSSE por onde quer que ela vá. A primeira-dama do município de Tomar do Geru, Lúcia Santana, destacou na ocasião, que foi um grande prazer receber o grupo que é referência na música clássica no país. “Este é um evento único no município e que foi muito aguardado por nossa população. Estamos muito felizes em receber esta maravilhosa orquestra na nossa pequena cidade”, ressaltou.

Para o pároco da igreja, Paulo André das Neves, o concerto é ainda mais significativo por ocorrer em um local que é patrimônio histórico nacional. “Nada mais valioso e belo do que trazer a música clássica para um local como este. Acho muito válida as apresentações e para nós de Tomar do Geru, é uma satisfação muito grande termos sido escolhidos pela Orquestra para receber este concerto”, considerou o padre.

O público era um capítulo a parte na apresentação. Muitas das pessoas assistiram de pé o concerto e aplaudiam incessantemente ao fim de cada peça. A aposentada Miraldina Sousa, de 71 anos, por exemplo, estava encantada com o concerto. “Já havia visto uma vez a apresentação desta orquestra e estou ainda mais maravilhada em estar vendo aqui na minha cidade”, observou.

Já a professora Rosinalva Reis, de 38 anos, parabenizou o grupo pela ida até a cidade, e acrescentou que iniciativas como estas devem ser ainda mais constantes para as pessoas que moram no interior. “Gosto de muito de música clássica e quando soube que iria haver orquestra aqui em Tomar do Geru fiquei muito feliz e ansiosa. Acredito que grupos assim devem se espalhar pelos municípios para aproximar toda a população do nosso Estado da nossa cultura”, complementou.

Músicas que emocionam
As peças executadas pela ORSSE deram uma pequena mostra do talento e do profissionalismo em que o grupo se encontra. Entre as peças entoadas por instrumentos como violinos, violas, trompetes e fagotes, estava a ‘Suíte da Música Aquática’, do alemão George Frederich Haendel. A delicadeza da Sinfonia n. 29 e do Andante para Flauta e orquestra, de Wolfgang Amadeus Mozart também marcaram presença no concerto e emocionaram muitas pessoas que estavam ali. Para fechar a noite com chave de ouro, o baião no clássico Mourão, de Cesar Guerra Peixe, deram um tom brasileiro ao final da apresentação.

domingo, 4 de setembro de 2011

Festa de Nossa Senhora do Socorro




Igreja de Tomar do Geru
 A Semana  iniciará e Tomar do Geru estará em festa.  A vários anos a pequena cidade comemora um dos maiores, na verdade, o maior evento religioso da cidade se não da região é a festa da Padroeira, Nossa Senhora do Socorro, que se aproxima. 
 Comemorado todos os anos durante o mês de Setembro, dia 8, a cidade se prepara para mais uma edição do evento que reúne fiéis de todos os cantos, principalmente, das cidades vizinhas Cristinápolis, Itabaianinha, Umbaúba, Rio Real, Tobias Barreto e outras.
 O evento homenageia a Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo  Socorro essa qual segundo a história da cidade e as lendas fora responsável pela localização da cidade.
 Conta a lenda que quando a cidade ainda era aldeia e estava sendo erguida, os índios Kiriris encontraram uma imagem de Nossa Senhora do Socorro e que esta teria aparecido em um gravatá no meio da mata, local onde hoje se  localiza a Igreja Matriz.
     Logo após estes índios teriam entregue a imagem aos padres jesuítas e a levando para onde estava sendo construída a cidade (hoje Povoado Tabuleiro) lá já tendo casas, cemitério e a capela, local onde teria sido colocado a imagem, no entanto, à noite a imagem teria voltado ao local de origem. No dia seguinte a imagem era transportada novamente para onde a cidade estava sendo levantada, no entanto, a imagem da santa, inexplicavelmente, tornava a volta para a mata. Por várias vezes a imagem era trazida, no entanto, voltava. Até que os padres decidiram construir uma igreja e lá colocaram a imagem, local onde se encontra até os dias de hoje.
     A igreja de Tomar do Geru data-se de 1688 prova disso é a inscrição na porta de entrada em algarismo romano, MDCLXXXVIII.
Para saber mais sobre a história clique aqui.
NOVIDADE
   Este ano a festa terá uma grande novidade a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), o grupo se apresenta às 19h, do dia 9 de setembro na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Mais informações clique aqui.